Alguma dúvida?

quarta-feira, agosto 19, 2009

Medicamentos de uso irracional ao redor do mundo

Atualmente, há mais de 20 mil remédios disponíveis no mercado, esse fato é uma das 6 principais causas de mortes em todo o mundo.

Muitas pessoas vem fazendo uso de medicamentos indiscriminadamente e sem receita médica devido a facilidade que se tem em obtê-los.
Segundo a Organização Mundial Da Saúde, quase metade dos medicamentos esta sendo utilizada de forma irracional.
A automedicação é um dos fatores mais preocupantes, mau uso de antibióticos e até mesmo a descontinuidade do tratamento também é preocupante .
Esse fator vem ocorrendo no mundo todo e não somente em países menos desenvolvidos.
Nos dias de hoje a discussão sobre o surgimento de formas resistentes do vírus influenza A (H1N1) aponta para o uso irracional do antiviral como a causa dos primeiros casos de resistência já identificados.
A tuberculose que depois de ressurgir por mais de 2 décadas devido ao Vírus HIV/Aids, vem manifestando formas resistentes de tratamento que desafiam a medicina, devido a descontinuidade do tratamento.
Esse assunto é muito controverso e deveria ser muito mais apurado, pois há muitos lugares que precisam de medicação, lugares que os recursos financeiros são escassos ampliando assim o sofrimento de muitas pessoas.

Fonte: Saúde em Foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário